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Mensagem por dracofu em Sex 07 Ago 2009, 22:06


Anime




História

Com
a ocupação dos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial, muitos
artistas japoneses tiveram contato com a cultura ocidental e,
influenciados pela cultura pop dos Estados Unidos, desenhistas em
início de carreira começaram a conhecer os quadrinhos e desenhos
animados na sua forma moderna. Havia negociantes que contrabandeavam
rolos de filmes americanos, desenhos da Disney e outros.

Entre
os principais artistas que se envolveram com a tal arte, estavam Osamu
Tezuka, Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto. Estes três jovens, mais
tarde, foram consagrados no mercado de mangá. Na década de 1950,
influenciados pela mídia que vinha do ocidente, diversos artistas e
estúdios começaram a desenvolver projetos de animação experimental.

Na
época em que o mangá reinava como mídia nasceram os pioneiros animes de
sucesso: Hyakujaden (A Lenda da Serpente Branca) estreou em 22 de
outubro de 1958, primeira produção lançada em circuito comercial da
Toei Animation, divisão de animação da poderosa Toei Company e Manga
Calendar, o primeiro animê especialmente feito para televisão,
veiculado pela emissora TBS com produção do estúdio Otogi em 25 de
junho de 1962, que teve duração de dois anos.

Logo em seguida,
em 1 de janeiro de 1963, é lançado Tetsuwan Atom, também conhecido como
Astro Boy, baseado no mangá de Osamu Tezuka, já com a estética de
personagens de olhos grandes e cabelos espetados vinda da versão
impressa. Astro Boy acabou tornando-se o propulsor da maior indústria
de animação do mundo, conquistando também o público dos Estados Unidos.
Tezuka era um ídolo no Japão e sua popularidade lhe proporcionou
recursos para investir em sua própria produtora, a Mushi Productions.
Outras produtoras investiram nesse novo setor e nasceram clássicos do
anime como Oitavo Homem (Eight Man), Super Dínamo (Paa Man), mas ainda
com precariedade e contando com poucos recursos, diferente das
animações americanas.

Segundo Alexandre Nagado, "[...] em 1967
surge o primeiro anime com grande projeção fora do Japão, Speed Racer
(Maha Go Go Go, 1967), que apesar de produção pobre, se destacava por
ângulos de cena inovadores e muita criatividade nas histórias. Não por
acaso, virou sucesso no mundo inteiro e até hoje é muito cultuado.
Neste ano estrearam 14 séries, sem contar os desenhos que já estavam em
produção anteriormente. Dentre os clássicos daquele ano, A Princesa e o
Cavaleiro (Ribbon no Kishi) e Fantomas (Ogon Batto) marcaram época
também por suas trilhas sonoras de nível cinematográfico. No cinema, o
número de produções era menor (apenas quatro em 1967), mas foi
aumentando aos poucos.

Na década de 1970, houve uma grande
explosão de títulos. Além de animes para crianças pequenas (Kodomo) e
outros para meninas (Shoujo), ocorreu também uma grande febre de
desenhos com robôs gigantes (Mecha), graças ao sucesso de Mazinger Z
(1972), criação do desenhista Go Nagai e grande sucesso entre o público
infanto-juvenil. Com diversos títulos para serem vistos na televisão em
episódios semanais, muitos sendo exportados para outros países e com
algumas obras sendo lançadas nos cinemas, o animê mostrava que tinha
chegado para ficar."

Nos anos 70, os studios Tatsunoko,
criadores de Speed Racer, criaram um título chamado Gatchaman, que no
Ocidente foi chamado de Battle of the Planets, que fez sucesso, assim
como o próprio Speed Racer, e foi um dos animes de grande successo no
mundo.

Os animes mais conhecidos atualmente são: Pokémon, One Piece, Dragon Ball Z, Naruto ,Inu-Yasha e outros.

Características

Os
animes apresentam características bastante distintas, como o uso de uma
direção de arte ágil, enquadramentos ousados, muito movimento de cena e
a abordagem de temas variados, como por exemplo, ficção científica,
aventura, terror, infantil, romance, etc. É bastante comum, mesmo nas
produções infantis, se encontrar situações de humor adultas.


também na animação japonesa grande presença de personagens andróginos e
da homossexualidade, geralmente sutil. As duas características são
reflexos da cultura japonesa, onde não há muita distinção entre
homossexuais e andróginos com heteros. Mas fora deste contexto, como
aqui no Ocidente, essas ações acabam por ser muitas vezes mal
interpretadas, levando em muitos casos à censura e adaptação de
personagens.

Em muitas produções podemos conferir caracterizações exageradas de sinais visíveis de sentimentos. Alguns exemplos seriam:



  • Gota de água que aparece do lado do rosto do personagem representando constrangimento.
  • Dentes e chifres aparecendo repentinamente nos personagens representando raiva ou maldade.
  • Diminuição súbita do personagem representando vergonha.
  • Nervos estilizados na testa de um personagem, também representando raiva.
Anime ou animêNa Língua portuguesa existem duas variantes para esta palavra: anime ou animê.A
palavra anime não precisa ser lida como oxítona. Na língua japonesa não
existe diferenciação entre paroxítonas e oxítonas, causando uma
dificuldade na tradução para o português.Crê-se que,
etimologicamente, é a transcrição japonesa da palavra inglesa animation
(derivada por apócope — a parte final da palavra é eliminada, como
acontece com muitas palavras japonesas de origem estrangeira). Alguns
autores defendem uma origem francesa — de animé (animado). A maioria
dos japoneses não aceita esta teoria.A pronuncia mais usada, e
que os próprios japoneses usam, é A-ni-mêi. Uma contracção da
apropriação pela língua japonesa da palavra inglesa Animation.


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