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Mensagem por dracofu Qua 01 Out 2008, 10:03

História do Anime

Animes. Com a ocupação dos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial, muitos artistas japoneses tiveram contato com a cultura ocidental e, influenciados pela cultura pop dos Estados Unidos, desenhistas em início de carreira começaram a conhecer os quadrinhos e desenhos animados na sua forma moderna. Havia negociantes que contrabandeavam rolos de filmes americanos, desenhos da Disney e outros.

Entre os principais artistas que se envolveram com a tal arte, estavam Osamu Tezuka, Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto. Estes três jovens, mais tarde, foram consagrados no mercado de mangá. Na década de 1950, influenciados pela mídia que vinha do ocidente, diversos artistas e estúdios começaram a desenvolver projetos de animação experimental.

Na época em que o mangá reinava como mídia nasceram os pioneiros animes de sucesso: Hyakujaden (A Lenda da Serpente Branca) estreou em 22 de outubro de 1958, primeira produção lançada em circuito comercial da Toei Animation, divisão de animação da poderosa Toei Company e Manga Calendar, o primeiro animê especialmente feito para televisão, veiculado pela emissora TBS com produção do estúdio Otogi em 25 de junho de 1962, que teve duração de dois anos.

Logo em seguida, em 1 de janeiro de 1963, é lançado Tetsuwan Atom, também conhecido como Astro Boy, baseado no mangá de Osamu Tezuka, já com a estética de personagens de olhos grandes e cabelos espetados vinda da versão impressa. Astro Boy acabou tornando-se o propulsor da maior indústria de animação do mundo, conquistando também o público dos Estados Unidos. Tezuka era um ídolo no Japão e sua popularidade lhe proporcionou recursos para investir em sua própria produtora, a Mushi Productions. Outras produtoras investiram nesse novo setor e nasceram clássicos do anime como Oitavo Homem (Eight Man), Super Dínamo (Paa Man), mas ainda com precariedade e contando com poucos recursos, diferente das animações americanas.

Segundo Alexandre Nagado, "[...] em 1967 surge o primeiro anime com grande projeção fora do Japão, Speed Racer (Maha Go Go Go, 1967), que apesar de produção pobre, se destacava por ângulos de cena inovadores e muita criatividade nas histórias. Não por acaso, virou sucesso no mundo inteiro e até hoje é muito cultuado. Neste ano estrearam 14 séries, sem contar os desenhos que já estavam em produção anteriormente. Dentre os clássicos daquele ano, A Princesa e o Cavaleiro (Ribbon no Kishi) e Fantomas (Ogon Batto) marcaram época também por suas trilhas sonoras de nível cinematográfico. No cinema, o número de produções era menor (apenas quatro em 1967), mas foi aumentando aos poucos.

Na década de 1970, houve uma grande explosão de títulos. Além de animes para crianças pequenas (Kodomo) e outros para meninas (Shoujo), ocorreu também uma grande febre de desenhos com robôs gigantes (Mecha), graças ao sucesso de Mazinger Z (1972), criação do desenhista Go Nagai e grande sucesso entre o público infanto-juvenil. Com diversos títulos para serem vistos na televisão em episódios semanais, muitos sendo exportados para outros países e com algumas obras sendo lançadas nos cinemas, o animê mostrava que tinha chegado para ficar."

Nos anos 70, os studios Tatsunoko, criadores de Speed Racer, criaram um título chamado Gatchaman, que no Ocidente foi chamado de Battle of the Planets, que fez sucesso, assim como o próprio Speed Racer, e foi um dos animes de grande successo no mundo.

Os animes mais conhecidos atualmente são: Pokémon, One Piece, Dragon Ball Z, Naruto ,Inu-Yasha e outros.

Características

Os animes apresentam características bastante distintas, como o uso de uma direção de arte ágil, enquadramentos ousados, muito movimento de cena e a abordagem de temas variados, como por exemplo, ficção científica, aventura, terror, infantil, romance, etc. É bastante comum, mesmo nas produções infantis, se encontrar situações de humor adultas.

Há também na animação japonesa grande presença de personagens andróginos e da homossexualidade, geralmente sutil. As duas características são reflexos da cultura japonesa, onde não há muita distinção entre homossexuais e andróginos com heteros. Mas fora deste contexto, como aqui no Ocidente, essas ações acabam por ser muitas vezes mal interpretadas, levando em muitos casos à censura e adaptação de personagens.

Em muitas produções podemos conferir caracterizações exageradas de sinais visíveis de sentimentos. Alguns exemplos seriam:

* Gota de água que aparece do lado do rosto do personagem representando constrangimento.
* Dentes e chifres aparecendo repentinamente nos personagens representando raiva ou maldade.
* Diminuição súbita do personagem representando vergonha.
* Nervos estilizados na testa de um personagem, também representando raiva.


Design de personagens

* Os olhos: geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, como vermelhos, rosa, laranja, roxos, dourados ou simplesmente uma bolinha preta sob fundo branco. Essa técnica foi introduzida por Tezuka, para que, desta forma, pudesse conferir mais emoção aos seus personagens. São considerados uma das partes fundamentais e mais expressivas de um personagem, pois os olhos podem tomar várias formas e feitios, de modo a expressar o humor e a personalidade do personagem. Uma das características mais conhecidas do desenho japonês é o tamanho dos olhos. A razão mais provável dessa característica é a influência de desenhos antigos da Disney, e a crença japonesa de que "os olhos são a janela da alma".

* O cabelo: há de todas as formas, tamanhos, volumes e penteados, sempre cheios de fitas, lacinhos e afins, e, claro, cores, que vão desde o rosa, ao vermelho, ao azul, verde e roxo. Existem séries que optam também por cores "reais", como castanho, loiro, ruivo. Os garotos, geralmente, possuem cabelos "espetados"; há também muitos personagens masculinos de cabelos compridos, quase sempre com franja.

* O corpo: na maioria das vezes, escultural, às vezes até demasiado escultural, e cheio de pormenores.

* As roupas: sempre muito coloridas e com design cheio de imaginação. Muitos mostram um personagem sempre usando a mesma roupa, pois esse é um modo de caracterizá-lo. É também muito comum a utilização dos trajes tradicionais japoneses, como quimonos, independentemente do tipo de história.

* A personalidade: os personagens costumam ter personalidades muito bem elaboradas, ricas, cheias com as mais diferentes e variadas características, independentemente de cada situação e personagem.

* A voz: também é um elemento muito importante numa personagem. Estas são selecionadas de acordo com a personalidade dos personagens. Vozes muito poderosas, infantis, estridentes, harmoniosas ou cavernosas fazem parte do universo de qualquer anime, e os dubladores (ou seiyu) são alvos da admiração de muitos fãs.

By: Anime History
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Mensagem por dracofu Sex 06 Abr 2012, 04:34

HISTÓRIA ANIME

A
história da anime começa no início do século 20, quando cineastas
japoneses experiências com as técnicas de animação que estavam a ser
exploradas no Oeste. Apesar
de cineastas no Japão experimentou com animação antes, o anime primeiro
amplamente popular foi Astro Boy de Osamu Tezuka (1963). Durante
a década de 1970, o anime ainda mais desenvolvida, separando-se de suas
raízes ocidentais, e desenvolver gêneros únicos como mecha. Mostra
notáveis ​​deste período incluem Lupin III e Mazinger Z. Durante este
período, vários cineastas se tornou famoso, especialmente Hayao Miyazaki
e Mamoru Oshii.

Na década de 1980, o anime foi aceita no mainstream no Japão, e experimentou um boom na produção. O início da franquia Gundam, e os primórdios da carreira de Rumiko Takahashi começou nesta década. Akira recordes em 1988 para os custos de produção de um anime.

Os anos 1990 e 2000 viu uma maior aceitação de anime em mercados estrangeiros. Akira e Ghost in the Shell (1995) tornou-se famoso em todo o mundo. Séries como Neon Genesis Evangelion e Cowboy Bebop eram populares no Japão e atraiu a atenção do Ocidente. A
Viagem de Chihiro dividiu o primeiro prêmio no Festival de Cinema de
Berlim 2002 e ganhou o Oscar de Melhor Animação em 2003, e Innocence:
Ghost in the Shell foi apresentado no Festival de Cinema de Cannes de
2004.
História Anime - Anime Origins

As origens da animação japonesa são difíceis de definir. No
filme tempos pré-versões do jogo Sombra (importado da China) existiu,
que também teve impacto incrível sobre o desenvolvimento da animação no
Japão, bem como a animação pioneiro Emil Cohl, que inspirou muitos
artistas japoneses. A primeira vez documentado um filme de animação foi mostrada ao público foi no Kabukiza (cinema centro em Tóquio). Foi nomeado "Tekugukan".

O
primeiro anime conhecido (descoberto em 2005) foi produzido por volta
de 1907 e consiste de cinqüenta quadros desenhados diretamente sobre uma
tira de celulóide. A
curto sem título retrata um jovem escrever os caracteres chineses para
"imagem em movimento" (映 画), em seguida, voltando-se para o espectador,
tirando o chapéu, e oferecendo uma saudação. A identidade do criador é desconhecido.
A primeira geração de animadores japoneses

Infelizmente muito poucos filmes completos feitos durante este tempo ter sobrevivido até agora. As razões variar, mas eles são na sua maioria comerciais. Depois
que eles tiveram seu grande momento, bobinas (sendo propriedade dos
cinemas) foram vendidas para os cinemas mais pequenos do país e, em
seguida, desmontado e vendido como tiras ou quadros individuais.

Shimokawa Oten: Um caricaturista político e cartunista, que trabalhou para a revista Tokyo Puck. Ele foi contratado por Tenkatsu fazer uma animação para eles. Devido
a razões médicas, ele só era capaz de fazer cinco filmes, incluindo
Imokawa Mukuzo - Genkanban não maki, antes que ele retornou ao seu
trabalho anterior como cartunista.

Kouchi Jun'ichi: Um caricaturista e pintor, que também havia estudado pintura em aquarela. 1912, ele também entrou no setor de cartunista e foi contratado para uma animação por Kobayashi Shokai mais tarde, em 1916. Ele é visto como o animador tecnicamente mais avançado japonês na década de 1910. Seus trabalhos incluem cerca de 15 filmes.

Kitayama Seitaro: diferente dos outros pioneiros de sua época, Kitayama fez animações por conta própria. Ele
mesmo fundou seu próprio estúdio animaton Kitayama Eiga Seisakujo (que
infelizmente estava fechada devido à falta de sucesso comercial). Sua técnica de animação era a animação quadro-negro e, mais tarde, animação de papel, (com e sem antecedentes pré-impressos).
A Segunda Geração de animadores japoneses

Murato
Yosuji, Kimura Hakuzan, Sanae Yamamoto e Ofuji Noboro eram estudantes
de Kitayama Seitaro e trabalhou em seu estúdio de cinema. Kenzo Masaoka, outro importante animador, trabalhou em um estúdio menor animação. Em
1923, o grande terremoto de Kanto destruiu a maior parte Kitayama
estúdio e os animadores residentes espalhar-se e fundaram os estúdios de
sua própria, sabendo que podia ganhar dinheiro com a produção de
animações.
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